Brasília - O programa Viaja Mais - Melhor Idade, lançado oficialmente no último dia 4, oferece a pessoas com mais de 60 anos de idade, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pacotes turísticos com preços mais baixos que os praticados no mercado, além de passeios especialmente organizados para esse público.Apesar das vantagens – como crédito consignado, descontado na folha do INSS; parcelamento em até 12 meses; juros de 1%; saídas em grupo e passeios planejados – a procura tem sido baixa, informam agências e operadoras de viagem. A reportagem da Agência Brasil contactou três operadoras e 20 agências de viagem em três estados (Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro), além do Distrito Federal. Entre as agências, apenas uma tem previsão para fechamento de pacote turístico pelo programa. Falta divulgação do programa, segundo a responsável pelo Viaja Mais – Melhor Idade na Agência Freedom Tur (DF), Andréia Bento Monteiro. “No treinamento, eles disseram que haveria propaganda em vários meios de comunicação do país. Por isso, achei que a demanda ia ser grande, mas não há procura”.Para o responsável pelo programa na CMV Turismo (SP), Marcos Mendes, a propaganda ainda é pouca. "Aqui o ministério fez apenas uma propaganda em um jornal local. Mas acredito que a médio e longo prazos a divulgação vai melhorar". Segundo a coordenadora-geral de Segmentação do ministério, Jurema Monteiro, a divulgação está apenas nos início, mas R$ 10 milhões estão sendo investidos no programa. “É natural que as pessoas estejam achando que o movimento está pequeno porque a campanha mal começou, mas isso vai aumentar gradativamente”.Ela acrescenta que a divulgação começou com uma ação de marketing na novela Paraíso Tropical, da Rede Globo, mas seráestendida a outros ambientes de mídia: veículos impressos, emissoras de rádio e TV, além da internet. Monteiro disse ainda que o programa implica mudança de cultura, por isso será necessário que o público se familiarize com a iniciativa. “As pessoas serão sensibilizadas por uma campanha de viagem, mas elas vão levar algum tempo para ter disponibilidade de tempo e de recursos para adesão ao pacote”. Jurema Monteiro lembrou que o programa é um projeto de médio e longo prazo, previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010. A expectativa, acrescentou, é que o projeto seja absorvido pelo mercado de turismo e continue no ar durante os próximos três anos.http://www.girus.com.br/noticias/visualiza.php?cod=3637
[Análise]:
De acordo com programa Viaja Mais - Melhor Idade para pessas acima de 60 anos de idade, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Soacial (INSS) os pacotes turísticos mais baixos que os praticados no mercado, com passeios especialmente organizados para esse público. Mesmo com tantas vantagens de crédito consignado, descontado na folha do INSS, parcelamento em até 12meses, jutos de 1%, saídas em grupos e passeios planejados, a procura tem sido baixa, informam as operadoras e agências de viagem.
Com a Reportagem da Ahência Brasil pode-se contactar que ainda a pouca divulgação do programa nos meios de comunicação do país, mas de acordo com a CMV Turismo (SP), responsável pelo programa mesmo com pouca divulgação essa ainda é uma aréa de crescimento a médio e longo prazo e que a diviulgação ainda pode melhorar também.
Tudo apenas começou com uma divulgação na novela Paraíso Tropical, da Rede Globo, mas que ainda pode ser estendida a outros ambientes de mídia: veículos impressos, emissoras de rádio e TV, além da internet. Sendo um programa de médio e longo prazo previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010 e que continue até os próximos três anos.
[Proposta]:
É necessario sim que façam uma divulgação maior já que de acordo com Andréia Bento Monteiro foi o que o programa agências e operadoras prometeram para um maior conhecimento das pessoas sobre roteiros para terceira idade, mesmo que esta ainda seja a médio ou longo prazo.

