quinta-feira, 20 de setembro de 2007

[P:04] Programa de turismo para idosos tem baixa procura, dizem agências e operadoras


Brasília - O programa Viaja Mais - Melhor Idade, lançado oficialmente no último dia 4, oferece a pessoas com mais de 60 anos de idade, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pacotes turísticos com preços mais baixos que os praticados no mercado, além de passeios especialmente organizados para esse público.Apesar das vantagens – como crédito consignado, descontado na folha do INSS; parcelamento em até 12 meses; juros de 1%; saídas em grupo e passeios planejados – a procura tem sido baixa, informam agências e operadoras de viagem. A reportagem da Agência Brasil contactou três operadoras e 20 agências de viagem em três estados (Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro), além do Distrito Federal. Entre as agências, apenas uma tem previsão para fechamento de pacote turístico pelo programa. Falta divulgação do programa, segundo a responsável pelo Viaja Mais – Melhor Idade na Agência Freedom Tur (DF), Andréia Bento Monteiro. “No treinamento, eles disseram que haveria propaganda em vários meios de comunicação do país. Por isso, achei que a demanda ia ser grande, mas não há procura”.Para o responsável pelo programa na CMV Turismo (SP), Marcos Mendes, a propaganda ainda é pouca. "Aqui o ministério fez apenas uma propaganda em um jornal local. Mas acredito que a médio e longo prazos a divulgação vai melhorar". Segundo a coordenadora-geral de Segmentação do ministério, Jurema Monteiro, a divulgação está apenas nos início, mas R$ 10 milhões estão sendo investidos no programa. “É natural que as pessoas estejam achando que o movimento está pequeno porque a campanha mal começou, mas isso vai aumentar gradativamente”.Ela acrescenta que a divulgação começou com uma ação de marketing na novela Paraíso Tropical, da Rede Globo, mas seráestendida a outros ambientes de mídia: veículos impressos, emissoras de rádio e TV, além da internet. Monteiro disse ainda que o programa implica mudança de cultura, por isso será necessário que o público se familiarize com a iniciativa. “As pessoas serão sensibilizadas por uma campanha de viagem, mas elas vão levar algum tempo para ter disponibilidade de tempo e de recursos para adesão ao pacote”. Jurema Monteiro lembrou que o programa é um projeto de médio e longo prazo, previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010. A expectativa, acrescentou, é que o projeto seja absorvido pelo mercado de turismo e continue no ar durante os próximos três anos.

http://www.girus.com.br/noticias/visualiza.php?cod=3637

[Análise]:
De acordo com programa Viaja Mais - Melhor Idade para pessas acima de 60 anos de idade, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Soacial (INSS) os pacotes turísticos mais baixos que os praticados no mercado, com passeios especialmente organizados para esse público. Mesmo com tantas vantagens de crédito consignado, descontado na folha do INSS, parcelamento em até 12meses, jutos de 1%, saídas em grupos e passeios planejados, a procura tem sido baixa, informam as operadoras e agências de viagem.
Com a Reportagem da Ahência Brasil pode-se contactar que ainda a pouca divulgação do programa nos meios de comunicação do país, mas de acordo com a CMV Turismo (SP), responsável pelo programa mesmo com pouca divulgação essa ainda é uma aréa de crescimento a médio e longo prazo e que a diviulgação ainda pode melhorar também.
Tudo apenas começou com uma divulgação na novela Paraíso Tropical, da Rede Globo, mas que ainda pode ser estendida a outros ambientes de mídia: veículos impressos, emissoras de rádio e TV, além da internet. Sendo um programa de médio e longo prazo previsto no Plano Nacional de Turismo 2007-2010 e que continue até os próximos três anos.

[Proposta]:
É necessario sim que façam uma divulgação maior já que de acordo com Andréia Bento Monteiro foi o que o programa agências e operadoras prometeram para um maior conhecimento das pessoas sobre roteiros para terceira idade, mesmo que esta ainda seja a médio ou longo prazo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

[P:03] Turismo sustentável: Novo roteiro turístico será inaugurado em Minas Gerais

Caminhos da Canastra II, no sudeste mineiro, que será lançado nesta sexta-feira, reúne atrativos como cachoeiras e trilhas. O circuito faz parte do desenvolvimento sustentável do turismo local e tem como expectativa estimular a comercialização de produtos locais.
Minas Gerais vai lançar nesta sexta-feira às 18h o roteiro turístico Caminhos da Canastra II. O trecho de 70 quilômetros liga o distrito com as comunidades de São João da Serra da Canastra e São Roque de Minas e tem atrativos como cachoeiras, serras e trilhas. O evento será realizado em São José do Barreiro, no sudeste do Estado
O Caminho da Canastra II estará sinalizado a partir da próxima semana com mais de 60 placas informativas dos principais pontos turístico do roteiro. "Nesta região há uma grande concentração de pousadas. O nosso objetivo é desenvolver o turismo na região e atrair cada vez mais visitantes", conta a técnica do Sebrae Minas, Heloísa Tinoco.
O circuito, que abrange nove municípios, faz parte do projeto de desenvolvimento sustentável do turismo local, apoiado pelo Sebrae Minas. A expectativa é que o novo roteiro mineiro estimule a comercialização dos produtos regionais como queijos, doces e o artesanato, proporcionando emprego e renda para a população local. "Os produtos são mais um atrativo para o turista que visita o Parque da Canastra", explica Heloísa Tinoco.
A criação do Caminhos da Canastra II é uma parceria entre a Associação do Circuito da Canastra, Sebrae Minas, Prefeitura de São Roque Minas e Agência de Desenvolvimento da cidade.
Fonte: Jornal de Turismo
http://www.jornaldeturismo.com.br/article12753.html

[Análise]:
O Objetivo desse roteiro turístico Caminhos da Canastra II no Sudeste mineiro é para o desenvolvimento do turismo local atraindo mais turistas para região e conhecimento do artesanato mineiro e produtos regionais, proporcionando novos empregos.

[Proposta]:
Acho que a formação de um roteiro turístico nos países em desenvolvimento pode contribuir não só para melhorar a infra estrutura de cidades afastadas como para distribuir a atividade econômica, gerando novos empregos e conhecimento de outras culturas.

[P:02] Congonhas não fecha mais em dia de chuva

fonte : Folha on Line18-Set-2007
O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, não fecha mais em dia de chuva, garante a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O fim das restrições de funcionamento ocorrem devido ao término das obras de aplicação do "grooving" --ranhuras no asfalto-- das pistas. O procedimento terminou há duas semanas, e a Anac encaminhou as informações à FAB (Força Aérea Brasileira) para que um Notam (Notice to Airmen, ou aviso aos navegantes, em português) que impedia a abertura das pistas em dias de chuva fosse suspenso. Segundo a Anac, as informações foram acatadas pela Aeronáutica e o Notam perdeu a validade. A pista de Congonhas é um dos fatores investigados pela polícia e pela FAB como causa do acidente com o vôo 3054, da TAM, que deixou 199 pessoas mortas. Um Airbus A-320 da empresa pousou na pista --que estava molhada--, mas não parou. O avião passou sobre a avenida Washington Luís e bateu em um prédio da TAM Express. As pistas principal e auxiliar haviam passado por reformas, mas foram liberadas sem que o grooving fosse realizado, gerando críticas e levantando suspeitas sobre a Anac. Redução O aeroporto opera com as pistas reduzidas desde o fim de semana --hoje é o primeiro dia útil do terminal após a mudança. Por determinação do Ministério da Defesa, as pistas principal e auxiliar foram reduzidas nas cabeceiras para a criação de áreas de escape. Com as alterações, a pista auxiliar passa de 1.435 metros para 1.195 metros e a pista principal passa de 1.940 metros para 1.640 metros. De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), a redução nas pistas fará com que as companhias aéreas adaptem aeronaves que operam em Congonhas. Hoje, primeiro dia útil com as pistas reduzidas, o movimento foi normal.

[Análise]:
De acordo com ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Congonhas não vai mais fechar em dias de chuva, pois já estao prontas as obras de aplicação das ranhuras no asfalto, das pistas. Assim os aviões não terão mais o risco de derrapagem na pista como aconteceu com ultimo avião da Tam.

[Proposta]:
Acho que essas obras ja deveriam ter sidos feitas a tempos, precisou de tanta gente morrer ou correr risco de vida para que ANAC/ INFRAERO, tomasse alguma precaução sobre tal problema que era muito grave e ainda com a pista nem pronta num dia de chuva deixam o avião da TAM pousar e o aconteceu... mais pessoas ainda pagam por um problema que não era dos passageiro e sim da Infraero. Muitas mudanças ainda deve acontecer no aeroporto de Congonhas mas por inicio essa era a principal.

http://www.voudemochila.com.br/com/news_view.php?id=468

[P: 01]Turismo Religioso no Festival do Turismo

Não é de hoje que o turismo religioso atrai milhares de pessoas no mundo. Destinos como o Vaticano, na Itália, ou o Santuário da padroeira Nossa Senhora Aparecida, no estado paulista, atraem turistas de todo o mundo, de diferentes crenças e origens. Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), existem cerca de 15 milhões de brasileiros viajando anualmente em busca de lugares e templos religiosos. Valorizando este nicho, as organizadoras do 19º Festival do Turismo de Gramado, decidiram montar o Salão de Turismo Religioso, Místico e Esotérico para a próxima edição do evento, que ocorre entre 22 e 25 de novembro. De acordo com Marta Rossi e Silvia Zorzanello, este é um segmento que cresce a cada ano, mas ainda necessita de profissionalização. 'Por este motivo decidimos montar um Salão específico sobre esse tema, para oportunizar a troca de informações e a divulgação de roteiros nacionais e estrangeiros', salientou Silvia. 'Vimos o quanto a vinda do Papa Bento XVI movimentou o Brasil e os países vizinhos', recorda Marta. Só em Aparecida (SP), estima-se que o Papa tenha sido recebido por 500 mil pessoas.Segmentação do FestivalHá anos a segmentação já é uma premissa do Festival do Turismo. Nas últimas edições, o evento tem focado em nichos do mercado turístico que estão em expansão e, por este motivo, a cada ano tem apresentado um Salão diferente. Assim, o Festival do Turismo de Gramado, que agora irá oferecer o esperado Salão de Turismo Religioso, Místico e Esotérico, vai reprisar sucessos como o Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Salão de Tecnologia para o Turismo, o Cooperativado Touristcard, o Salão do Turismo Rural e o Salão de Turismo Saúde, que foi lançado com muito sucesso em 2006.Apesar de ainda não existirem muitos dados consolidados sobre o turismo religioso no Brasil, uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que vem aumentando o número de turistas que se deslocam internamente com motivação religiosa, o que abre oportunidades para novas empresas, sobretudo de serviços. De acordo com o estudo, 3,2% do total de turistas viajaram, em 2006, por motivos religiosos. Em 1998, esse percentual era de 2,7%. Destinos mais procuradosDesde 313, Roma tornou-se o mais importante receptivo turístico no Ocidente, onde, até hoje, há fluxo de maior volume e de maior constância de turistas e de visitantes. No Brasil, os destinos que mais se destacam são: Juazeiro do Norte, no Ceará, terra do padre Cícero; Nova Trento em Santa Catarina, onde se encontra o Santuário de Madre Paulina; Belém do Pará, na festa do Círio de Nazaré e, a mais conhecida, Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, onde está o Santuário da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Anualmente, a cidade de Aparecida, com pouco mais de 36 mil habitantes, recebe em torno de 8,5 milhões de romeiros, sendo considerada o maior pólo de turismo religioso do País.Roteiros nacionais e estrangeirosEntretanto, outros destinos alternativos também poderão possuir um estande no 19º Festival do Turismo de Gramado. Uma das opções cogitadas e que atrai dezenas de visitantes, diariamente, à região serrana é o Centro Budista de Três Coroas (RS), chamado de Khadro Ling. Outra opção é o Templo da Boa Vontade, em Brasília (DF). Também é provável que o Santuário da Santa Paulina tenha um representante na feira, uma vez que já estão sendo mantidos contatos. O local, em homenagem a primeira santa no Brasil a ser canonizada, fica em Nova Trento (SC), sendo considerado o maior pólo de turismo religioso no Sul do País. Além disso, estão sendo realizados outros inúmeros contatos, inclusive para trazer roteiros internacionais, como Santiago de Compostela, na Espanha. Informações: http://www.festivalturismogramado.com.br/

http://www.rotasonline.com.br/2007/6/8/Pagina1002.htm

[Análise]:
O Turismo Religioso hoje, atrai milhões de pessoas por todo mundo. O Vaticano na Itália e Santuário da padroeira Nossa Senhora Aparecida, no estado paulista, são os que mais atraem turistas de todo lugar em busca de templos religosos.
Valorizando tudo isso foi criado um Salão de Turismo Religioso, Místico e Esóterico para dar oportunidades e troca de informações e a divulgação de roteiros nacionais e estrangeiros. Apesar de ainda não existirem muitos dados consolidados sobre o turismo religioso no Brasil, uma pesquisa feita pelo Ministerio do Turismo com a Fundação Instituto de Pesquisas Economicas (Fipe) mostra que o turismo religioso vem aumentando devido a motivação religiosa, o que abre novas oportunidades de empresa e serviços.

[Proposta]:
A cada ano o turismo religioso vem crescendo muito pela devoção das pessoas que é fortalecida ao longo dos séculos devido a milagres atribuídos aos santos.
A noticia reflete acerca do desenvolvimento do turismo nos espaços mítico-religiosos, discutindo a relação entre o turismo e a religião, as tipologias aplicadas aos turistas, peregrinos e outros frequentadores de santuários de fluxo.
Assim o turismo vem se tornando um dos mais expressivos fenômenos das sociedades pós-industriais. O turismo tem que ser visto como uma prática social, é capaz de causar fortes repercussões sobre os ambientes econômico, sociocultural e físico, muitas vezes negativamente. Apesar disto tem sido por muitos defendido devido principalmente ao seu inegável poder de geração de empregos e renda, essas manifestações religiosas são um campo de estudo muito explorado por algumas ciências como a social, a antropologia e a geografia entre outras, apesar disto, abordagens com relação ao turismo são extremamente escassas.
É necessário que os planejadores reflitam acerca dos equipamentos que são solicitados pelos turistas e peregrino do santuário de fluxo a fim de melhor organizar o espaço a ser constituído, não se esquecendo das diferenças existentes entre os tipos de participantes.

A CAPITAL DE MINAS GERAIS - BELO HORIZONTE

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, terceira maior cidade do Brasil. Localizada na região Sudeste, em ponto geográfico estratégico do país e das Américas, BH é cercada pelas montanhas da Serra do Curral, que lhe servem de moldura natural e referência histórica. Além das vantagens naturais e da facilidade de acesso aéreo e rodoviário, a capital mineira destaca-se pela beleza de seus conjuntos arquitetônicos, pela forte vocação do comércio e da prestação de serviços e ainda por uma rica produção artística e cultural. Bem vindo à "Cidade Modelo da Área Ambiental". Escolhida para ser a nova capital das Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto (antiga Vila Rica), a centenária Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do país.Traçada pelo engenheiro paraense Aarão Reis - a partir de uma concepção urbanística altamente positivista - teve, em sua origem, os setores urbano e suburbano separados pela avenida do Contorno. Dentro desse anel, grandes avenidas, ruas largas e quarteirões simétricos – preparados para traduzir e fomentar a "ordem e progresso" que eram o lema da época. A cidade cresceu muito além dos limites imaginados pelos criadores. Hoje, com cerca de 2,3 milhões de habitantes, Belo Horizonte exibe principalmente diversidade. Pólo de uma Região Metropolitana extremamente dinâmica, atrai um volume cada vez maior de investimentos – destacando-se como centro de excelência médica, biotecnologia e informática e como sede de importantes eventos nacionais e internacionais.


Fotos: http://www.ouropretotour.com/
Fonte: http://www.belohorizonte.mg.gov.br/por/a_cidade_bh.php