terça-feira, 23 de outubro de 2007

[P:21] Turismo no Brasil - Turismo Rural

O destino rural é o segmento turístico que mais cresce no país, alcançando taxas em torno de 20% ao ano, além de ter fundamental importância em vários aspectos, desde a valorização do meio ambiente até a manutenção do homem no campo, da preservação dos patrimônios e manifestações culturais ao complemento educacional das populações urbanas.
E é justamente por ter uma imensa relevância econômica, ecológica, social, cultural e pedagógica, o Turismo Rural precisa ser muito bem administrado.
Preocupada com os efeitos negativos que a falta de estrutura e a rápida expansão do setor possam acarretar às localidades, a Abraturr - Associação Brasileira de Turismo Rural, tem apresentado um elenco de propostas para o desenvolvimento sustentável.
A própria Feiratur serve também para, através de debates e palestras, conscientizar os empreendedores rurais sobre a importância de não comprometer o meio social, cultural e ambiental, “para que essa tendência não se transforme em uma busca imediatista e desordenada de rendimentos.”
Com o devido cuidado, o segmento tem tudo para continuar crescendo e se constituir numa ótima opção de lazer para o turista e excelente fonte de recursos para os proprietários de hotéis fazenda, donos de pousadas, artesãos, produtores agrícolas e outros profissionais ligados ao turismo rural.
Afinal de contas, a fazenda está nas raízes do Brasil. Nossa memória afetiva guarda lembranças de férias bucólicas. Nossos sentidos recordam a paisagem do campo, o som dos pássaros, o sabor das frutas, a textura das folhas. Nossa memória olfativa não esquece o aroma do fogão a lenha, da terra molhada e das flores silvestres. Ir para o campo é como voltar no tempo.

Nenhum comentário: